Notícias

CFO REALIZARÁ PREMIAÇÃO

Representantes de municípios vencedores destacam importância do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal; entrega será nesta terça-feira, em Brasília
Incentivo para a melhoria no atendimento, reconhecimento do trabalho realizado, orgulho por ter tido o trabalho destacado em nível nacional e responsabilidade de manter e até aprimorar ainda mais o serviço prestado. Esses foram alguns dos termos destacados por prefeitos de cidades vencedoras do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal para se referir à honraria concedida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) aos municípios que valorizam o atendimento de saúde bucal no Brasil. São 15 selecionados. Três vencedores e outros 12 serão homenageados por terem se classificado entre segundo e o quinto lugar nas três categorias. A cerimônia de entrega será nesta terça-feira, dia 30, às 20h, no Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília.

Ganhador na categoria entre 50.001 a 300.000 habitantes, o prefeito de São Sebastião (SP), Felipe Augusto, falou do orgulho de poder receber a congratulação. “[o prêmio] Nos engrandece, nos envaidece e nos traz a responsabilidade de continuar atuando para melhorar o atendimento de saúde bucal no município”, afirmou, ao destacar investimentos na saúde bucal do município. “Investimos muito na odontologia, na formação e capacitação dos servidores para a melhoria do atendimento da população. Estamos orgulhosos”, complementou.

Já o prefeito de Naviraí (MS), José Izauri de Macedo, afirmou que a vitória representa o reconhecimento de Naviraí em nível nacional. “A conquista é o reconhecimento do trabalho e da qualidade do atendimento de saúde bucal. O prêmio está condicionado à obtenção de muitas metas que precisam ser atingidas e revela que Naviraí oferece saúde de qualidade”, afirmou. A cidade venceu na categoria até 50 mil habitantes.

Outro município vencedor é Curitiba (PR), primeira colocada entre os municípios acima de 300.001 habitantes. Para o prefeito Rafael Greca, a iniciativa do conselho incentiva e move os municípios a valorizar o atendimento odontológico. “Nos move a continuar o trabalho que é feito todo pela vontade de ver Curitiba ser a cidade sorriso”, disse.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, reafirmou a satisfação em poder premiar os municípios que, de fato, valorizam a saúde bucal no país. “Este prêmio é a comprovação da qualidade no atendimento de saúde bucal nos municípios. Ele é dado após a classificação na etapa regional e baseado em critérios técnicos que são comprovados pelos municípios inscritos através de documentos. Os vencedores e os classificados são, comprovadamente, os que têm a consciência da importância e investem em saúde bucal para a sua população”, afirmou. Para Juliano do Vale, é também um orgulho do CFO em fazer esse reconhecimento aos municípios, que servem de exemplo para todo o restante do país. “É um reconhecimento da odontologia para os municípios que valorizam o nosso segmento, os cirurgiões-dentistas e demais profissionais que buscam cotidianamente propiciar um bom atendimento aos cidadãos brasileiros”, declarou.


Os critérios técnicos citados por Juliano do Vale foram avaliados pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde, que selecionou as cidades classificadas. Para definir os classificados eles avaliaram, entre outros requisitos, as prefeituras que mantém maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuem Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar. A comissão é formada pelos cirurgiões-dentistas Guilherme Fernandes Graziani (presidente), Gabriela da Silveira Gaspar, José de Figueiredo Loureiro Júnior, Kátia Born Ribeiro, Paulo Capel Narvai, Maria das Graças Guerreiro Pereira e Sérgio D’Avila Lins Bezerra Cavalcanti.


OS PREMIADOS


Os municípios classificados em primeiro lugar são: Curitiba (PR), na categoria acima de 300 mil habitantes; São Sebastião (SP), entre os municípios que possuem 50.001 a 300 mil habitantes; e Naviraí (MS), entre as cidades com até 50 mil habitantes. Esses municípios receberão um consultório odontológico completo. Os demais classificados receberão troféus e certificados.


CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO PRÊMIO

Municípios até 50.000 habitantes

1º – Naviraí (MS)

2º – Ibiporã (PR)

3º – Porto Real (RJ)

4º – Alhandra (PB)

5º – Três Passos (RS)


Municípios de 50.001 a 300.000 habitantes

1º – São Sebastião (SP)

2º – Cascavel (PR)

3º – Resende (RJ)

4º – Chapecó (SC)

5º – Sorriso (MT)



Municípios acima de 300.001 habitantes

1º – Curitiba (PR)

2º – Diadema (SP)

3º – Florianópolis (SC)

4º – Manaus (AM)

5º – Pelotas (RS)




Motivo de orgulho, conquista traz responsabilidade por melhoria ao atendimento à população, dizem gestores que vão receber a honraria concedida pelo Conselho Federal de Odontologia.


Os representantes da Odontologia do Tocantins estarão presentes, Dr Rafael Marra, Dr Marcos Pimentel juntamente com o Presidente do CFO Dr Juliano do Vale, está é uma premiação muito importante, lembrando que Araguaína já foi contemplada no ano de 2004; na época "Prêmio Brasil Sorridente".


FONTES: CFO / SICOM - SICIDETO.



 
  • Lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados conta com a presença do CFO, CROs e deputado Carlos Gaguim

  • MOBILIZAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS

  • Solenidade Oficial comemora os 60 anos do Conselho Federal de Odontologia