Notícias

Janeiro Branco: A importância da saúde mental para saúde bucal



Janeiro Branco vem com o intuito de chamar a atenção da população para as questões e necessidades relacionadas ao bem-estar mental e emocional das pessoas. Com a chegada de um novo ano, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) ressalta a importância de uma boa saúde mental para iniciar um ciclo de vida mais saudável e tranquilo, principalmente com a sua saúde bucal em dia.

O bem-estar mental é um fator importante para lidar com as emoções positivas e negativas e esta instabilidade pode ir além, começando a atrapalhar a saúde como um todo. A ansiedade, o estresse, a depressão e os transtornos alimentares podem trazer diversos problemas bucais como cárie, aftas, bruxismo e até perda dos dentes. Tudo isso ocorre porque algumas doenças psicológicas contribuem para hábitos alimentares inadequados, como a compulsão alimentar, que pode levar o paciente a consumir alto teor de açúcar. Além disso, um dos maiores impactos dessas doenças se concentra no descuido com os cuidados pessoais. Para quem sofre algum transtorno mental, o ato de escovar os dentes, por exemplo, apesar de rápido e simples, pode se tornar algo pesado e difícil. Medicamentos receitados para o tratamento destes pacientes também podem causar sintomas como diminuição da saliva e aumento de células na gengiva, ocasionando hiperplasia.

Os cuidados com a saúde mental são muito importantes em nossas vidas, entretanto, ainda há muito preconceito em torno do assunto. Muitos ainda consideram a busca por ajuda profissional um sinal de fraqueza. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) ressalta que o acompanhamento psiquiátrico e psicológico contribui para uma vida mais saudável e estável.



FONTE: CFO / SICOM - SICIDETO


  • ABO-TO 30 ANOS

  • Dra. Ângela Silva, secretária da mulher visita SICIDETO

  • RESUMO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA.