Notícias

SICIDETO VISITA HGP PELO JULHO VERDE


 Na ocasião a Deputada visitou o Consultório Odontológico da ONCOLOGIA, ouviu dos Cirurgiões Dentistas Dr. André Pezzana e Dr. Alberto Pereira, que todos os pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia ou radioterapia passam rigorozamente pelo consultório odontológico, onde os Cirurgiões Dentistas fazem um laudo liberando o paciente para o tratamento oncológico, somente após ter seus problemas bucais "zerados". O presidente do SICIDETO na oportunidade solicitou a Deputada um aparelho de Raio RX Panorâmico, pois o HGP não tem esse tipo de aparelho, e os pacientes sempre fazem os exames radiográficos fora do SUS.

 A Deputada se comprometeu em estudar uma forma de emenda parlamentar para contemplar o HGP com um aparelho moderno de RX; Dr. Alberto explicou que com a ampliação planejada o ambulatório será mais amplo e poderá atender melhor aos usuários do serviço. Dr. Ricardo lembrou aos presentes que no ano passado o SICIDETO doou um consultório odontológico para nova ala do HGP onde os Cirurgiões Dentistas da Odontologia Hospitalar trabalham juntamente com os da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais e os que atendem os PNEs.





Com o objetivo de divulgar a Campanha de Conscientização Julho Verde – contra câncer de cabeça e pescoço - a Deputada Luana Ribeiro (PSDB) visitou na tarde desta sexta-feira, 28 de junho, o ambulatório de reconstrução crânio facial do Hospital Geral de Palmas (HGP). O presidente do SICIDETO Dr. Ricardo Camolesi fez questão de acompanhar de perto a visita.

A campanha, que será lançada no Tocantins a partir da próxima semana, tem apoio da parlamentar por meio de projeto de lei que insere julho no calendário oficial do Estado como o mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. “Estou abraçando esta causa e quero contribuir, agregar, colocar emendas, trazer equipamentos e recursos para que os pacientes sejam diagnosticados precocemente, e tenham tratamento adequado”, ressaltou a deputada. São cerca de 41 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Durante a visita, Luana viu de perto a realidade do ambulatório e conheceu pacientes já atendidos. Um deles, o senhor João Gontijo, está há dois anos em tratamento de câncer na laringe. Ele passou por procedimento de laringectomia (remoção parcial ou total da laringe para tratamento de tumores) em fevereiro e, desde então, estava sem falar. Agora com a laringe eletrônica - doada por meio do projeto REDE+VOZ, da Associação do Câncer de Boca e Garganta (ACBG) ao serviço de cabeça e pescoço do HGP -, voltou a se comunicar. “Muito bom poder falar de novo. A equipe aqui é excelente”, afirmou. Seis pacientes receberam os aparelhos.

Segundo a supervisora do ambulatório, Flaviany Araújo, são atendidos, mensalmente, 3.600 pacientes. O ambulatório, que atende 37 especialidades, tem fluxo de 8 mil pacientes/mês.

Para a cirurgiã, Rayla Souza, a incidência dos pacientes com com diagnóstico tardio é alta. “Por isso estamos focados na prevenção e na conscientização para que os tumores sejam identificados mais rapidamente”, destacou.

As próteses de face - nariz, orelha e olhos - também são confeccionadas no Tocantins pelas mão das cirurgiã bucomaxilo, Daniela Tosin. “Somos os únicos da região Norte a realizar esse trabalho a um baixo custo. Mas precisamos de apoio”, disse.
Também fazem parte da equipe e acompanharam a visita, a fonoaudióloga, Patrícia Policeno, a fisioterapeuta Talita Brunes, o cirurgião plástico, Jonas Eraldo, e o diretor administrativo do HGP, João Medeiros.

JULHO VERDE


Julho Verde é um alerta para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, que atingem boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide e seios paranasais. A data foi criada para divulgar informações sobre esses tipos de cânceres que têm como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV.

São cerca de 10 mil mortes por ano no país, só para os cânceres de laringe e cavidade oral. Os sobreviventes enfrentam perdas significativas na qualidade de vida durante e após o tratamento. O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. No Tocantins, um simpósio será realizado na data.


"O SICIDETO APOIA O JULHO VERDE, ASSIM COMO AS AÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS CIRURGIÕES DENTISTAS NO AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES DO HGP" Palavras do Presidente Dr. Ricardo Camolesi.


FONTE: DEPUTADA LUANA RIBEIRO / SICOM - SICIDETO.



  • Lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados conta com a presença do CFO, CROs e deputado Carlos Gaguim

  • MOBILIZAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS

  • Solenidade Oficial comemora os 60 anos do Conselho Federal de Odontologia