Notícias

SICIDETO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO SB BRASIL.



Será o terceiro sb BRASIL, no mundo inteiro nenhum país terá um levantamento tão preciso quanto o nosso, após esta edição da pesquisa, a Política Nacional de Saúde Bucal - BRASIL SORRIDENTE irá dar um passo importantíssimo em busca da excelência, neste ano em que comemoramos vinte anos de BRASIL SORRIDENTE, o pré-natal odontológico ou simplesmente o pré-natal, pois na opinião de vários coordenadores não devemos separar a parte odontológicadas demais; será um dos focos. A Pesquisa servirá de levantamento epidemiológico para nortear as condições da saúde bucal da população brasileira.

O lançamento foi no auditório do Centro de Convenções Brasil 21 em Brasília - DF, nesta sexta-feira 11 de fevereiro de 2022; esta edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal - sb Brasil 2020 (vigência 2021-2022) é uma realização do Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio CFO.




( Na foto: Dr. Ricardo Camolesi, Dr. Wesley Rodrigues e Dr. Wellington Carvalho)

A pesquisa nacional é feita a cada 10 anos e, inicialmente, estava programada para ser realizada no ano de 2020, mas foi adiada em virtude da pandemia de Covid-19.  Será um levantamento epidemiológico conduzido pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Coordenador Nacional da Saúde Bucal, Dr. Wellington Carvalho e equipe.

Entre fevereiro e junho deste ano, a pesquisa estará na etapa de coleta de dados, com início nas capitais brasileiras e alcançando, posteriormente, as cidades do interior. A pesquisa é desenvolvida por meio de busca ativa: a equipe de campo visita as casas das pessoas para fazer a avaliação bucal, além de coleta de dados socioeconômicos de pessoas das seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Serão examinados ao todo cerca de 50 mil moradores de 422 municípios. 





 O Presidente do SICIDETO Dr. Ricardo Camolesi foi convidado pelo Presidente do CFO Dr. Juliano do Vale para participar também, juntamente com Dr. Wesley Rodrigues e Dr. Marcos Pimentel ambos do CRO-TO Presidente e Tesoureiro respectivamente.

 Existe uma preiocupação muito grande dos representantes tocantinenses com relação aos outros Estados segundo Camolesi: "no Tocantins não existe de fato o cargo de coordenador estadual de saúde bucal nos quadros da SES, temos um Colega representando somente, e na minha opnião isso diminui muito a Classe Odontológica, pois é do Tocantins o presidente do CFO Juliano do Vale e ele esta sendo responsável pela grande mudança positiva feita em todo o Brasil em prol da Odontologia". Completa Dr. Ricardo Camolesi, que disse ainda o seguinte: "nós do SICIDETO, ABO-TO, CRO-TO juntamente com Dr. Juliano do Vale presidente do CFO iremos apoiar no que for necessário para que o sb BRASIL do Tocantins seja um sucesso".





   FONTE: SICOM / SICIDETO



  • Lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados conta com a presença do CFO, CROs e deputado Carlos Gaguim

  • MOBILIZAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS

  • Solenidade Oficial comemora os 60 anos do Conselho Federal de Odontologia