Notícias

Câncer de boca: sintomas, causas, prevenção e tratamento


É o câncer que afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.

Como prevenir o câncer de boca?
O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não alcóolicos, pode desenvolver a doença. Pesquisas têm buscado respostas na biologia-molecular para a incidência neste grupo. Porém, ainda não há resposta sobre o assunto. É uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce.

A PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA COMEÇA PELO DENTISTA

Hábitos saudáveis são o segredo para tudo
Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, e outras atitudes como estas, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.


FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE BOCA
→ Conheça nossa página especializada em câncer: tipos, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção

Quais os sintomas do câncer de boca?
Os principais sinais que devem ser observados são:

lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
nódulos (caroços) no pescoço;
rouquidão persistente;
Nos casos mais avançados observam-se os seguintes sintomas:

Dificuldade de mastigação e de engolir.
Dificuldade na fala.
Sensação de que há algo preso na garganta.





 Conheça as estratégias para o cuidado do câncer de boca em pessoas tabagistas

Detecção precoce do câncer de boca
Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.





Como tratar o câncer de boca?
Se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria dos casos desse tipo de câncer (80% deles) tem cura. Geralmente, o tratamento envolve cirurgia oncológica e/ou radioterapia. A avaliação médica, conforme cada caso, vai decidir qual melhor forma de tratamento.

Os dois métodos podem ser usados de forma isolada ou associada. As duas técnicas têm bons resultados nas lesões iniciais e a indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais que possam ser provocadas pelo tratamento. As lesões iniciais são aquelas restritas ao local de origem.

→ Conheça nossa página especializada em HPV, um dos fatores de risco para o câncer de boca
AUTOEXAME
Não há evidências científicas de que o autoexame seja efetivo como medida preventiva contra o câncer de boca. A população em geral tem dificuldade em diferenciar lesões potencialmente malignas de áreas anatômicas normais. Assim, corre o risco de negligenciar as lesões potencialmente perigosas, que podem levar ao diagnóstico tardio da doença. 

IMPORTANTE: Em relação à detecção precoce, é imprescindível estar atento ao surgimento de qualquer sinal de alerta. Lesões que não cicatrizam após 15 dias devem ser investigadas por um profissional de saúde.



Como é feito o diagnóstico do câncer de boca?
Exame físico
Biópsia da lesão
Extensão da doença - Sistema de estadiamento
Exames de exceção
Exames pré-operatórios
Suporte pré-operatório






Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Boca
Em 2016, foi sancionada a Lei nº 13.230/2015 que Institui a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. Realizado anualmente na primeira semana de novembro, o evento tem como objetivos:

Estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal.
Promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal.
Apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle do câncer bucal.
Difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer bucal.
A Lei foi proposta pelo então deputado Dr. Grilo (SD/MG) em 2012 e após tramitação e aprovação no Congresso Nacional foi sancionada pela presidente da República Dilma Rousseff no final de 2015.
O câncer de boca ou bucal é o câncer que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Estima-se que em 2016 serão 15.490 novos casos no Brasil.









FONTE:PORTALMS - SICOM-SICIDETO







  • Lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados conta com a presença do CFO, CROs e deputado Carlos Gaguim

  • MOBILIZAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS

  • Solenidade Oficial comemora os 60 anos do Conselho Federal de Odontologia