Notícias

SECRETÁRIA MUNICIPAL DA SAÚDE RESPONDE SICIDETO


 Com a melhor das intenções o SICIDETO através do seu Presidente Dr. Ricardo Camolesi protocolou ofícios na busca de respostas junto a Gestão municipal de Araguaína a cerca tanto do adicional por insalubridade, quanto do incentivo do PSF aos Cirurgiões-dentistas, as respostas chegaram, nos ofícios que seguem:









 O SICIDETO vê com muita indignação as respostas enviadas, primeiramente quanto ao incentivo. Mas antes disso vale lembrar que o aumento de cinquenta reais foi realizado ainda este ano, pasmem cinquenta reais; pois a mais de oito anos que os valores não eram reajustados, e o Sindicato sempre cobrando, e agora o SICIDETO fez um compartivo com os demais municípios, tomando como exemplo a Capital Palmas e verificou uma grande discrepância entre um local e outro, se tratando dos mesmos serviços ou melhor dizendo do mesmo incentivo do PSF para o Cirurgião-dentista, "o fato é que existem locais em que os Cirurgiões-dentistas estão mais valorizados do que em outros, este é um exemplo clássico'' frisou Camolesi. Partindo desta premissa o SICIDETO tomará outras medidas para a tentativa de ao menos se igualar o incentivo à aquele pago na Capital R$ 3150,00.

 Quando o assunto é insalubridade fica muito evidente um descaso com o tema, é sabido que a profissão é extremamente insalubre ainda mais em tempos de pandemia onde todos matém distanciamento e o Cirurgião-dentista além de não poder, tem que atender ao paciente ficando no máximo 30 cm do local mais contaminado do corpo humano a boca, portanto dizer que as EPIs neutralizam os riscos totalmente é muito questionável. Também fizemos um comparativo com Palmas e lá é bem diferente, o SICIDETO obteve através de negociações a insalubridade de grau médio ou seja 20% para quem trabalha na ESF e 40% grau máximo para o CEO e UPAs, pois existem duas UPAs com CIrurgiões-dentistas, portanto reconhecidamente valorizado o trabalho.

 "Procurarei pessoalmente a Secretária municipal para buscar explicações detalhadas a cerca dos dois ofícios respondidos pois acredito que poderemos manter um diálogo mais positivo sobre tudo isso, lembrando ainda aos Colegas de Araguaína que o SICIDETO trabalha com demandas que chegam ao Sindicato nas vias oficiais de comunicação com nossos filiados " Acrescentou Dr. Ricardo Camolesi - Presidente do SICIDETO.

FONTE: SICOM - SICIDETO


  • Lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados conta com a presença do CFO, CROs e deputado Carlos Gaguim

  • MOBILIZAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS

  • Solenidade Oficial comemora os 60 anos do Conselho Federal de Odontologia