Com a melhor das intenções o SICIDETO através do seu Presidente Dr. Ricardo Camolesi protocolou ofícios na busca de respostas junto a Gestão municipal de Araguaína a cerca tanto do adicional por insalubridade, quanto do incentivo do PSF aos Cirurgiões-dentistas, as respostas chegaram, nos ofícios que seguem:
O SICIDETO vê com muita indignação as respostas enviadas, primeiramente quanto ao incentivo. Mas antes disso vale lembrar que o aumento de cinquenta reais foi realizado ainda este ano, pasmem cinquenta reais; pois a mais de oito anos que os valores não eram reajustados, e o Sindicato sempre cobrando, e agora o SICIDETO fez um compartivo com os demais municípios, tomando como exemplo a Capital Palmas e verificou uma grande discrepância entre um local e outro, se tratando dos mesmos serviços ou melhor dizendo do mesmo incentivo do PSF para o Cirurgião-dentista, "o fato é que existem locais em que os Cirurgiões-dentistas estão mais valorizados do que em outros, este é um exemplo clássico'' frisou Camolesi. Partindo desta premissa o SICIDETO tomará outras medidas para a tentativa de ao menos se igualar o incentivo à aquele pago na Capital R$ 3150,00.
Quando o assunto é insalubridade fica muito evidente um descaso com o tema, é sabido que a profissão é extremamente insalubre ainda mais em tempos de pandemia onde todos matém distanciamento e o Cirurgião-dentista além de não poder, tem que atender ao paciente ficando no máximo 30 cm do local mais contaminado do corpo humano a boca, portanto dizer que as EPIs neutralizam os riscos totalmente é muito questionável. Também fizemos um comparativo com Palmas e lá é bem diferente, o SICIDETO obteve através de negociações a insalubridade de grau médio ou seja 20% para quem trabalha na ESF e 40% grau máximo para o CEO e UPAs, pois existem duas UPAs com CIrurgiões-dentistas, portanto reconhecidamente valorizado o trabalho.
"Procurarei pessoalmente a Secretária municipal para buscar explicações detalhadas a cerca dos dois ofícios respondidos pois acredito que poderemos manter um diálogo mais positivo sobre tudo isso, lembrando ainda aos Colegas de Araguaína que o SICIDETO trabalha com demandas que chegam ao Sindicato nas vias oficiais de comunicação com nossos filiados " Acrescentou Dr. Ricardo Camolesi - Presidente do SICIDETO.
FONTE: SICOM - SICIDETO
SICIDETO PROMOVE REUNIÃO COM SINDICATOS PARA TRATAR ASSUNTOS REFERENTES AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PALMAS
SICIDETO marca presença em solenidade de assinatura da Ordem de Serviço do novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual