Notícias

Dia Internacional da Luta contra a AIDS- 1º de dezembro



No dia 1ºde dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. E a campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

As manifestção orais com AIDS,que em muitos casos representam os primeiros sinais da doença, variam de acordo com a idade hábitos e costumes do grupo estudado, condição sócio-econômica, nível cultural, condições de higiene bucal e estilo de vida, sendo mais frequentes no sexo masculino em homo ou bissexuais.
Diante do que foi analisado percebe-se a importãncia da realização de um minucioso exame clínico da cavidade bucal, visto que através deste é possível identificar lesões frequentes em paciente aidéticos, possibilitando o diagnóstico da AIDS pelo Cirurgiões Dentistas.
Candidíases, Leucoplasias pilosas, Herpes, Sarcoma de Kaposi, GUN e PUN são manifestações bucais que Cirurgiões Dentistas podem diagnosticar e tratar em pacientes HIV positivos.

" Os Cirurgiões Dentistas ocupam um papel importante é responsável no diagnóstico e tratamento de doenças associadas" Conclui Dr Ricardo Camolesi.







FONTE: SICOM - SICIDETO






  • Lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados conta com a presença do CFO, CROs e deputado Carlos Gaguim

  • MOBILIZAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS

  • Solenidade Oficial comemora os 60 anos do Conselho Federal de Odontologia