Notícias

Sicideto visita BOTO no HGP.

                     
                                SICIDETO VISITA BOTO NO HGP.





Na manhã desta quarta-feira, 22 de março de 2017, o Presidente do Sicideto visitou no Hospital Geral de Palmas o Banco de Olhos do Tocantins, recém-inaugurado, o BOTO tem em sua equipe quatro Cirurgiões Dentistas que desenvolvem um trabalho de ponta, inovador no Estado e até a nível nacional. Segundo informações passadas na central de transplantes, atualmente em média ocorrem cem óbitos mensais no HGP e a equipe de Cirurgiões Dentistas do BOTO, é responsável pela busca ativa dentro da unidade, após verificado o óbito, a parte mais complexa consiste na conscientização e autorização da Família para a retirada das córneas para doação. O prazo máximo entre o óbito e a retirada é de seis horas, portanto o relógio é observado a todo momento pela equipe o que justifica um plantão 24h no serviço.

O Projeto teve início em outubro de 2016, os Cirurgiões Dentistas passaram por capacitação tanto na área prática, quanto na psicológica, relatos dos profissionais contam que a parte mais complexa é a primeira abordagem com a Família, devido ao momento infinitamente triste, pela perda do ente mas os profissionais capacitados agem com sabedoria e destreza, trabalhando na adversidade e atuando em uma aérea em que inovam, local pouco frequentado por Cirurgiões Dentistas.





A equipe se mostrou muito unida e motivada, o ambiente é muito organizado, as normas do Ministério da Saúde são seguidas a risca. As córneas são retiradas no necrotério do HGP, posteriormente acondicionadas corretamente para o tranporte até a central, na central de transplantes existem grandes geladeiras que servem para separar as córneas prontas para o transplante, daquelas que aguardam os exames de verificação da saúde do doador, pois se o doador apresentar em seus exames sorologia posiva para HIV ou outras doenças transmissíveis, por exemplo o material não vai para o transplante.

A coordenadora do projeto a oftalmologista Dra. Núbia Maia, apresentou um resumo do trabalho realizado ao presidente do Sicideto em sua visita. Mostrando satisfação em ter na equipe os Cirurgiões Dentistas servidores públicos estaduais. Disse que foi questionada em algumas situações pois não é comum o trabalho destes profissionais nas equipes, mas enfatizou que segue a legalidade e que não abre mão de sua equipe. Dra. Núbia fez questão de falar que as cirurgias de transplantes de córneas são realizadas no HGP mesmo, seguindo uma lista existente para transplantes de córneas.

O BOTO é uma referência regional  na captação de córneas que reduzirá muito a fila de espera por transplantes, trabalhando a conscientização do ato de doar, com a responsabilidade de sensibilizar a população da importância do ato da doação.

 Dr. Ricardo fez questão de deixar seu depoimento após a visita ao BOTO: " Fiquei mais uma vez orgulhoso da nossa Classe, quantos caminhos ainda por percorrer, os Cirurgião Dentistas do BOTO estão de parabéns assim como toda equipe, o sentido da palavra equipe ficou muito bem dimencionado, local organizado que segue regras rígidas e lida com o momento mais díficil para as famílias, mas que transparece na equipe uma satisfação de fazer o bem ao próximo, promovendo nova oportunidade para aqueles que tem a oportunidade de enchergar novamente".



  FONTE:SICOM-SICIDETO















  • Lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados conta com a presença do CFO, CROs e deputado Carlos Gaguim

  • MOBILIZAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS

  • Solenidade Oficial comemora os 60 anos do Conselho Federal de Odontologia