Notícias

Dia Mundial da Saúde Bucal

No dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI). Em vários países são realizadas ações que pretendem diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes.

O Dia Mundial da Saúde Bucal foi lançado oficialmente em 2007 e foi originalmente comemorado no dia 12 de setembro – data de nascimento do fundador da entidade, Charles Godon. No entanto, a campanha não foi totalmente ativada, pois em setembro de 2012 após uma decisão da Assembleia Geral da FDI (órgão de governança), a data foi alterada para o dia 20 de março.

O tema desse ano “Live Mouth Smart” (Boca Esperta) alerta a população para a importância da saúde bucal para a saúde integral, desde a infância até os idosos. Por isso bons hábitos de higiene bucal e visitas frequentes ao Cirurgião-Dentista são extremamente importantes. A intenção é também lembrar que o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas, é também uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população, famílias, comunidades e governos a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais.

Artur Cerri, coordenador acadêmico e de pós-graduação lato sensu e extensão da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA), destaca a importância para manter a sua saúde bucal em dia.“Primeiramente é preciso entender que a cárie é uma doença infecciosa, sendo considerada a doença mais comum nos seres humanos e precisa ser controlada. Esse controle é feito pela correta higienização dos dentes e da gengiva. Todas as vezes que nos alimentamos devemos escovar os dentes e sempre que possível usar o fio dental. Depois dos intestinos, a boca é a cavidade com o maior número de bactérias”, disserta o Cirurgião-Dentista.

Artur ressalta ainda que “a forma correta de escovação e o tipo de escova ideal deve ser ensinado e recomendado pelo Cirurgião-Dentista. Existem vários tipos de escova no mercado, certamente o profissional saberá escolher a melhor escova. Quanto aos enxaguatórios bucais, devemos lembrar que assim como todo medicamento tem seus efeitos colaterais, só o profissional capacitado esta apto para recomendar o produto”.

As visitas ao Cirurgião-Dentista precisam ser frequentes e de acordo com as condições bucais do paciente. “Em média, como padrão, recomenda-se que a pessoa visite o Cirurgião-Dentista a cada seis meses. Esse seria um tempo suficiente para manter a saúde bucal em boas condições”, diz Artur.

Sabemos que a saúde começa pela boca. Hoje, muitas doenças ocorrem decorrentes da má higiene bucal, Artur observa que na antiguidade e na medicina tradicional chinesa a boca era uma referência das condições sistêmicas do paciente. Essa situação permanece até os dias atuais. “As condições péssimas da boca comprometem a saúde do corpo. De fato, muitas doenças começam pela boca. Algumas com prognóstico comprometedor como a leucemia, diabetes, endocardites, doenças autoimune, anemia e outras”.

De acordo com o Cirurgião-Dentista, o câncer bucal é um caso a parte devido a sua alta prevalência na população, afinal é um dos tipos de cânceres mais comuns. “Se diagnosticado no início tem grandes chances de cura, sem deixar sequelas. As causas do câncer são multifatoriais como, fumo, álcool, alimentação, má higiene bucal, traumas na boca dentre outras causas”.

Artur finaliza dizendo que “a boca tem um importante papel na qualidade de vida e estreita relação com as doenças sistêmicas do paciente. Dai a importância em visitar o Cirurgião-Dentista periodicamente”.



FONTE: APCD / SICOM - SICIDETO

  
  • Lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia na Câmara dos Deputados conta com a presença do CFO, CROs e deputado Carlos Gaguim

  • MOBILIZAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS

  • Solenidade Oficial comemora os 60 anos do Conselho Federal de Odontologia